Aqui vamos mostrar como cadastrar ações que serão utilizadas na hora da manutenção de ponto.
No sistema temos 4 tipos de ações de ponto, onde o usuário pode cadastrar a ação com uma descrição na qual ele achar mais viável e deve escolher um dos 4 tipos que serão apresentados logo abaixo:
1° Falta Validada: Uma vez informado essa ação o sistema não vai ficar mais exibindo pendências de ajuste no dia, ele vai entender que o dia foi checado e que realmente foi confirmado a falta, sistema vai exibir na linha do dia o nome da ação cadastrada para que o usuário saiba que o dia já foi checado.
2° Ignorar do Banco de Horas: Essa ação vai tirar o cálculo do dia do banco de horas
3° Jornada Validada: Essa ação valida a jornada, sistema vai exibir na linha do dia o nome da ação cadastrada, assim o usuário saberá que o dia já foi checado.
4° Ignorar Feriado: Essa ação tirar o feriado do dia, não considera o dia em que a ação foi informada como feriado.
Tutorial em Vídeo #
Passo a Passo #
Cadastro de Ações de Ajuste de Ponto #
![](https://sos.tecsmart.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Video_2024-02-08_165305.gif)
1-Selecionar a aba de módulos
2-Selecionar o módulo Automação de Ponto
![](https://sos.tecsmart.com.br/wp-content/uploads/2023/09/image-140.png)
3-Clicar na aba Cadastros
4-Clicar em Ações de Ajuste de Ponto
![](https://sos.tecsmart.com.br/wp-content/uploads/2024/02/image.png)
![](https://sos.tecsmart.com.br/wp-content/uploads/2024/02/image-10.png)
5-Clicar no botão para incluir uma nova ação
![](https://sos.tecsmart.com.br/wp-content/uploads/2024/02/image-11.png)
6-Preencher com a descrição na qual queria que apareça no ponto
7-Informar o tipo da ação (Falta Validada, Ignorar do Banco de Horas, Jornada Validada, Ignorar Feriado)
8-Salvar o cadastro
![](https://sos.tecsmart.com.br/wp-content/uploads/2024/02/image-12.png)
![](https://sos.tecsmart.com.br/wp-content/uploads/2024/02/image-13.png)
Utilizando Ações de Ponto #
![](https://sos.tecsmart.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Video_2024-02-08_165305-1.gif)
Acessar a aba de “Fechamento de Ponto – Passos”
![](https://sos.tecsmart.com.br/wp-content/uploads/2023/11/image-47.png)
OBS: Essa aba sempre estará aberta no sistema, caso aconteça de fecha-la é possível encontra-la em outro local também, a figura abaixo mostra:
![](https://sos.tecsmart.com.br/wp-content/uploads/2023/11/image-2.png)
Clicar na opção: “Manutenção do Ponto”
![](https://sos.tecsmart.com.br/wp-content/uploads/2023/11/image-145.png)
Ao lado esquerdo da tela você terá a lista com os funcionários, o sistema vai deixar listado por ordem alfabética, dessa forma basta clicar no funcionário para o qual vai ajustar o ponto ou também pode ir usando as setas na parte superior da tela para ir passando um a um dos funcionários:
![](https://sos.tecsmart.com.br/wp-content/uploads/2023/11/image-193.png)
![](https://sos.tecsmart.com.br/wp-content/uploads/2023/11/image-51.png)
1-Volta ao primeiro funcionário da lista
2-Volta ao funcionário anterior
3-Passa para o próximo funcionário da lista
4-Passa para o ultimo funcionário da lista
1-Clicar duas vezes (dois cliques) no dia para o qual vai lançar uma ação de ajuste de ponto
![](https://sos.tecsmart.com.br/wp-content/uploads/2024/02/image-14.png)
2-Após abrir o dia, selecionar a ação de ponto
3-Salvar as alterações do dia
![](https://sos.tecsmart.com.br/wp-content/uploads/2024/02/image-15.png)