Esta cartilha tem por finalidade demonstrar boas práticas que facilitam o cadastramento correto da face de um usuário no iDFace por meio de uma webcam, celular, câmera fotográfica ou no próprio controlador de acesso.
As imagens coletadas de maneira correta garantem que a identificação de usuários ocorrerá de forma precisa e rápida. Uma foto cadastrada que não segue as práticas recomendadas poderá dificultar ou impossibilitar a identificação do usuário posteriormente.
Nesta cartilha iremos compartilhar alguns exemplos errados e corretos de fotos cadastradas para auxiliar no processo.
O que é uma boa foto? #
1 – Ângulo: A foto deve ser tirada a uma distância aproximada de 60 cm da webcam ou do equipamento que irá cadastrar a face. O rosto deve estar centralizado no quadro e olhando diretamente para a câmera. Uma foto tirada em um ângulo diferente pode dificultar a identificação.
2 – Distância da câmera: A pessoa deve estar ao menos a 60cm do dispositivo de captura e no máximo a 1,5m de distância dependendo de parâmetros como zoom. É importante que a imagem seja capturada sem nenhuma distorção devida à(s) lente(s) ou similar.
3 – Luminosidade: A foto não deve ser tirada em ambientes com pontos muito claros presentes na imagem (i.e. luzes fortes, sol etc.) ou em um ambiente com baixa luminosidade. O rosto deve ser iluminado de forma uniforme, não sendo recomendadas fotos tiradas sob exposição solar ou em ambientes no qual a iluminação não é uniforme.
4 – Fundo: A foto deve ter fundo branco ou fundos neutros, não sendo recomendado fundos com muitas cores complexas.
5 – Efeitos, filtros e maquiagem: A utilização de qualquer efeito ou filtro não é permitida e degradará significativamente a identificação facial. O uso de maquiagem em grande quantidade também impossibilitará uma identificação rápida e precisa.
6 – Quantidade de rostos presentes: É fundamental que só haja um rosto presente na foto.
7 – Óculos e acessórios: A pessoa não deve usar máscara, boné, capacete, óculos de sol ou qualquer outro objeto na cabeça. Óculos de grau são permitidos desde que não haja nenhum reflexo nas lentes (i.e. os olhos sejam perfeitamente visíveis).
Exemplo abaixo de uma foto considerada “boa” – centralizada, com ângulo frontal, e uniformemente iluminada:
Exemplos de Fotos Incorretas #
Distância e Centralização
Ângulos
Luminosidade
Efeitos de Fundo
Filtros
Qualidade da Imagem
Expressões Faciais
Acessórios
Fonte: controlid.com.br