Nesta opção é feito o cadastramento de todas as situações em que se encontram os colaboradores da empresa. Basicamente a tabela é composta por situações de trabalho, extras, faltas e afastamentos.
Para realizar o cadastro de uma nova situação, selecione:
Cadastros > Situações
Como mostra a figura baixo:
Na tela que vai abrir, temos os seguintes botões e suas respectivas funcionalidades
Utilizado para realizar novos cadastros
Utilizado para alterar um cadastro já realizado.
Utilizado para excluir um cadastro (OBS: Alguns cadastros não são possíveis de serem excluídos)
Utilizado para exportar a lista de cadastros realizado, o sistema permite a exportação nos formatos mostrados na imagem.
O sistema também permite realizar a busca de um cadastro.
Podemos realizar a busca pelo Código do cadastro ou pela Descrição.
Para realizar a busca basta escolher por qual parâmetro deseja filtrar: Código ou Descrição
Na imagem acima estamos realizando o filtro pela descrição do cadastro.
Depois, basta digitar a descrição do cadastro que deseja localizar
Após digitar a descrição, selecionar o botão
Caso exista um cadastro com a descrição informada o sistema vai trazer esse cadastro.
Para realizar a busca pelo Código
Basta selecionar o filtro como mostra a imagem abaixo:
Digitar o código que deseja localizar
Após digitar o código, selecionar o botão
Caso exista um cadastro com o código informado, o sistema vai trazer esse cadastro.
Na nova tela, selecione o botão para realizar um novo cadastro e preencha com as informações solicitadas.
Código: Gerado automaticamente pelo sistema, toda vez que um novo cadastro é incluído.
Descrição: Informar um nome para a situação. Este nome será apresentado em todas as telas de cadastramento e relatórios emitidos.
Evento: Informar qual evento será o acumulador desta situação.
Exemplo:
Tenho uma situação cadastrada de Declaração Médica, essa situação deve estar vinculada há um evento, pode estar vinculado a um evento também chamado de Declaração Médica, ou pode estar vinculada a um evento chamado Atestado Médico.
OBS: O evento é o acumulador que vai aparecer no relatório de espelho ponto, no caso acima se colocarmos a situação de Declaração Médica vinculada a Atestado Médico, toda vez que lançarmos essa situação o que vai aparecer no espelho ponto será o evento: Atestado Médico.
Tipo: Indica qual tipo da situação, conforme lista abaixo:
Normal: Será usada para lançar abono.
Uma situação normal não pode ser lançada nos afastamentos.
Afastamento: Será utilizada para quando for necessário usar a opção dos Afastamentos.
Uma situação do tipo afastamento não será encontrada quando for lançar o abono.
Demissão: Processos de rescisão de funcionário (Demissional).
Férias: Situação que não vai gerar calculo no ponto do funcionário.
Gera exceção: Indica se a situação deve ser listada no relatório de ocorrências, que é enviado para as chefias. Geralmente as situações de extras e ausências são consideradas exceções, pois a chefia deve tomar uma decisão sobre elas.
As situações de afastamento, férias, trabalho normal, geralmente não são consideradas exceção, pois a chefia não necessita mais tomar uma decisão.
Se a situação for considerada exceção, na tela de acertos do colaborador será mostrado um indicador na data em que tiver sido apurada a situação de exceção.
É possível determinar limites diários (faixas) para considerar as horas na situação. As faixas diárias podem ser padrão para todos os dias, ou específicas para cada dia da semana.
Por exemplo, quando a quantidade de horas extras 60% ultrapassar 2 horas no dia (qualquer dia da semana), a diferença deverá ser paga em horas 75%.
Para efetuar a configuração informada acima, é necessário selecionar a situação de horas 60%, por exemplo, ou outra faixa de extras que deseja configurar, efetuar a edição, indicar que será padrão para todos os dias
Selecionar a faixa de Extra 60% e edita-la, como mostra a figura abaixo:
Selecionar a opção
Marcar a opção:
Informar o número de faixas desejadas
Informar a quantidade máxima de horas, e a situação que deverá ser gerada caso as horas ultrapassem o máximo indicado.
A figura abaixo mostra como vai ficar a configuração.
É possível executar o mesmo procedimento, mas indicando quais dias da semana em especifico devem seguir esta configuração. Para isto é necessário selecionar a opção.
Para efetuar a inclusão, exclusão, edição, gravação e cancelamento dos dias da semana é preciso utilizar a caixa de controle. Depois de inserido, é necessário informar o dia da semana, a quantidade máxima de horas e a situação que
Deverá receber o excedente.
A figura abaixo mostra como vai ficar a configuração.
Da mesma forma que as faixas diárias, é possível informar faixas semanais para determinar limites para a situação.
Por exemplo, quando as horas realizadas na situação forem maiores que 43 horas semanais, o excedente será computado na situação Extras 100%.
A figura abaixo mostra como vai ficar a configuração.
Em faixa mensal é possível configurar uma determinada situação para que ao atingir o limite de horas definido comece a contabilizar em uma nova situação.
A figura abaixo mostra como vai ficar a configuração.
Nessa opção podemos informar um limite para um evento que quando atingido esse limite tudo o que passar vai ser pago em outro evento.
Exemplo: Acima de 44 horas trabalhadas na semana, será pago em extras 100%.
A figura abaixo mostra como ficará a configuração.
Marcar essa opção para sistema utilizar a carga semanal.
Situação Base para Carga Semanal: Informar qual evento vai totalizar a carga da semana, no nosso caso informamos o Total de Horas Trabalhas e a carga limite que foi 50:00 Horas.
Situação Estouro Faixa: Selecionar o evento que será contabilizado o valor que exceder das horas informadas acima, que no caso foi 50:00 Horas.
Por fim para salvar os dados cadastrados, selecione o botão