Nesta opção devem ser cadastrados todos os horários em que os colaboradores irão trabalhar. O sistema utiliza este cadastro como base para o cálculo das horas de trabalho, falta, extras, etc.
Os horários são subordinados a escalas de horários, portanto, um colaborador pode ter vários horários dentro de uma única escala.
Para cadastrar um novo horário, selecione:
Escalas > Cadastro de Horários
Como mostra a figura abaixo:
Na nova tela, selecione o botão para incluir um novo cadastro e preencha conforme a explicação abaixo:
Na primeira guia (Definições) são definidas as configurações do Horário:
Descrição – Informar a descrição do Horário criado. Dica: Identificar com o maior número de características possíveis para facilitar a busca e identificação do horário posteriormente.
Tipo – Informar o tipo de Horário desejado, sendo:
Horário Flexível – É um tipo de horário em que o colaborador pode iniciar e encerrar o seu horário antes ou depois do horário combinado contratualmente, desde que ao final do dia de trabalho a quantidade de horas total tenha sido cumprida.
Horário Rígido – Os colaboradores com este tipo de horário devem cumprir rigorosamente o estabelecido na definição dos horários, qualquer batida que não estiver dentro dos limites apresentados é considerada uma ocorrência.
Separação das Marcações – A cada marcação lida, o sistema realiza um cálculo para verificar a que dia pertence à marcação. O resultado deste cálculo é chamado limite da separação. Para alterar esse limite informe neste campo a quantidade de horas e o sinal (Adição ou subtração) para redefinição. Para utilizar o Padrão, deixe este campo em branco.
Usar intervalos pré-assinalados – Gera as marcações do intervalo automaticamente durante o processo de apuração. Utilizado apenas quando não existe a possibilidade do funcionário registrar o ponto no intervalo.
Eventos Automáticos – Utiliza-se em casos que é necessário a geração de algum evento especifico todos os dias que utilizam o horário.
Horários:
Na segunda guia (Horários) definimos os horários que vão compor o período contratual do colaborador.
Os horários são compostos por períodos, sendo necessário informar os campos Entrada e Saída de cada período conforme necessidade.
No campo o sistema informa a carga horária conforme o cadastro vai sendo completado.
Após o cadastro concluído, selecione o botão para salvar os dados informados.